segunda-feira, 13 de junho de 2016

Por que escolhemos a Itália?

Antes de nos mudar, eu e meu marido pensamos muito no lugar para o qual imigraríamos. Como disse no primeiro post do blog (A ideia de sair do Brasil) nossa primeira ideia foi emigrar para a Austrália, um país, sem dúvida, promissor, cheio de oportunidades e com um clima muito parecido com o brasileiro. A distância, com certeza, foi o que mais pesou para não irmos. Além da viagem ser longa, a passagem é mais do que o dobro do valor que pagamos para ir da Itália para o Brasil e vice-versa.

Pensamos no visto de residência. Tudo é mais complicado. Eu tenho cidadania italiana e meu marido não. Ele fala inglês e eu me viro, mas nada que me fizesse tirar mais do que 7 na prova que eles aplicam antes de você conseguir a permissão para residir no país. Teríamos que fazer um curso para conseguir ficar por lá, o que não permitiria que trabalhássemos mais do que 20 horas semanais.

Sendo assim, pensamos em vir para a Itália, já que eu falo italiano e tenho a cidadania. Além do mais, o país da pizza é muito parecido com o nosso em vários aspectos, mas o primeiro deles são as pessoas. Pelo menos em São Paulo, onde morei praticamente minha vida inteira, a influência da cultura italiana pode ser notada até pelo sotaque dos paulistanos. A maioria é descendente de italiano. Sou neta de italianos, mais precisamente napolitanos, que imigraram para a terra da garoa em 1960.

A Itália é uma paixão desde que sou pequena e tudo aqui me encanta. Caminhar pelas ruas é sempre um passeio muito agradável, e muitas vezes com trilha sonora, pois quando você menos espera tem um artista com seu instrumento cantarolando músicas italianas. A comida é a melhor do mundo. Aqui eles se preocupam muito com a qualidade do que comem e isso reflete diretamente no alimento que é vendido, a maioria com menos conservante. O molho de tomate pronto tem gosto de tomate mesmo. Os legumes são mais saborosos, parece que tudo o que se cozinha fica melhor.

A educação e a saúde são públicas e isso pesou muito no momento da escolha. Não é necessário ter convênio, e todos tem direito a um médico de base que atende sem cobrar nada pela consulta.

Um ponto bem positivo da Itália são os trens, que são cômodos e baratos. A linha férrea italiana atende o país inteiro. Sem contar na paisagem durante a viagem. Como não se apaixonar, mais uma vez?

Os italianos recebem muito bem os brasileiros, adoram o Brasil e sempre mencionam Salvador e Rio de Janeiro. Às vezes nem precisamos falar muito e eles já percebem que somos brasileiros, e sabe qual é a justificativa? O sorriso! Eles dizem que brasileiro está sempre sorrindo.

A maioria diz que quer morar no Brasil, pois, para eles, o país se resume a verão, carnaval, caipirinha e futebol. Quando a gente começa a explicar a verdadeira situação do país... eles mudam de ideia rapidinho.

Enfim, morar na Itália é como estar em casa. Na verdade, para mim, foi mais como 'voltar pra casa'.



10 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, e pelo vlog, pois acompanho os dois, estou me preparando para mudar para a Itália em janeiro, eu minha esposa e filha temos cidadania italiana também.
    Sobre o nome do blog, desculpe pensei que fosse seu peso :]]] não fique brava abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alessandro, fico muito feliz em saber que você e sua família tiveram a coragem de mudar. Fique tranquilo que muitos confundem Hahahah! Não fiquei brava. Abraços e boa sorte!

      Excluir
  2. Olá Marina, estou acompanhado vc em seu blog e no vlog tb adoro . Meu nome é Lia ( sol e lua artes é um blog de lingeri e outras coisinhas que faço) . Eu e meu marido adoramos a Itália já fomos algumas vezes e cada vez que vamos aumenta mais ainda nosso amor e a vontade de ir morar na Itália, a cidade já temos seria em Assisi na Umbria, mas só tem um problema não temos a cidadania pq não temos nenhum antepassado na Itália. Estamos tentando achar uma maneira certa é correta de podermos realizar nosso sonho . Um grande beijo e sucesso . Talvez um dia quando estivermos na Itália podemos nos conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia, fico muito feliz que esteja gostando! Eu moro bem perto de Assisi, que, por sinal, é linda demais! Vocês teriam que vir com um Permesso para estudar ou de trabalho (mais fácil de estudo) e depois tentar conseguir uma empresa que assuma vocês pra que vocês consigam um Permesso de mais tempo. Não é fácil, mas estou torcendo pra que de tudo certo! Quando estiver na Itália, tomaremos um café (aqui tudo é motivo para tomar um cafe). Hahaha. Beijos

      Excluir
    2. Em fevereiro de 2017 iremos para Itália onde pretendemos ficar 3 meses, lógico com certeza iremos tomar um belo café . No face temos uma página se chama Itália spettacolare. Um beijo.

      Excluir
  3. Ai, Marina, te entendo!
    Eu e meu marido estamos nesse processo. Somos advogados e já pensamos em Canadá, Austrália, EUA e decidimos ir para a Itália pelas vantagens que vc mencionou.
    Estou desde 2006 esperando minha cidadania pelo Consulado de SP. Mas cansei de esperar. Cansei de trabalhar muito e gastar tudo para ter uma vidinha confortável classe média paulistana.
    Sério,
    Pena que não vim em 2006. Hj me arrependo de certa forma, sabe?
    Mas, enfim, tudo nessa vida tem um propósito, acredito muito nisso.
    Tenho certeza que no auge dos meus 38 anos vejo a vida de uma forma mais madura e as oportunidades que virão serão muito melhor aproveitadas.
    E hoje vou levar comigo meu bem mais precioso: minha filha de 01 aninho vai ser alfabetizada em italiano: já estou imaginando ela falando comigo em italiano e como isso vai me emocionar.
    Parabéns pela coragem.
    Parabéns pelo blog.
    Faz muito bem para o meu coração encontrar pessoas como vc
    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz, Ana! Vai dar tudo certo. E ter uma filha falando italiano vai ser o máximo, já imagino o meu também. Parabéns a você pela coragem de se permitir, fico feliz de ouvir histórias como a sua. Um grande beijo. (E quando você quiser me enviar sua foto chegando na Itália, me manda pelo messenger da minha página do facebook/minhavidaem64kg que eu publico lá e quem sabe assim podemos inspirar outras pessoas).

      Excluir
    2. Ana eu pedi minha cidadania em julho de 2005, fui avisada que a minha sairá no primeiro semestre do ano que vem. Acompanhe a sua pelo site: http://www.conssanpaolo.esteri.it/Consolato_SanPaolo/pt/ cidadania
      Estão agendando para o começo do ano quem pediu em maio de 2005. Fica atenta.

      Excluir
  4. Oi Marina, eu e meu marido TBM decidimos deixar o Brasil para viver na Itália, estamos Morando no norte em Pergine faz um mês!Eu era policial militar e estudante de Direito, somos do RS! Decidimos largar tudo e viver uma vida mais tranquila e formar uma família aqui, meu marido trabalha como pizzaiolo, eu ainda não posso trabalhar pq tenho que esperar a função de documentação! Abraço e boa sorte pra nós!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shaiane, tudo bem? Muito bom saber de histórias como a sua. Se quiser escrever um pouco sobre sua experiência de mudança de vida, pode me enviar uma mensagem pelo messenger na minha página do Facebook: @minhavidaem64kg, que eu público para que possamos encorajar mais pessoas.
      Parabéns pela coragem e fico feliz em saber que seu marido já está trabalhando.

      Um grande beijo.

      Excluir

Compartilhe sua história aqui, caso tenha vontade de mudar de país, se está mudando, ou já mudou.

Estou à disposição para auxiliar.